{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/video-fenomeno-astronomico-raro-e-registrado-no-ceu-da-australia/" }, "headline": "Vídeo: fenômeno astronômico raro é registrado no céu da Austrália", "url": "/noticia/nid/video-fenomeno-astronomico-raro-e-registrado-no-ceu-da-australia/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/04/fenomeno-australia_reproducao-youtube_widexl.jpg", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-04-22T11:48:25-03:00", "datePublished": "2025-04-22T11:48:25-03:00", "dateModified": "2025-04-22T11:48:25-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Extra Online" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Mundo", "description": "Chuva de meteoros Líridas iluminou o céu de várias cidades do país da Oceania" }
Moradores foram presenteados com um raro avistamento de uma chuva de meteoros que iluminou o céu noturno no leste da Austrália na noite de segunda-feira (21).
LEIA TAMBÉM
O fenômeno astronômico fazia parte da chuva de meteoros Líridas, que ocorre anualmente em abril.
Uma das chuvas de meteoros mais antigas do planeta, com avistamentos que datam de 687 AC, as rochas em chamas iluminaram o céu de Bundaberg, em Queensland, ao centro de Nova Gales do Sul, com alguns até mesmo ao sul, em Melbourne.
Por volta das 19h30 de segunda-feira, o céu normalmente escuro se iluminou temporariamente quando o meteoro flamejante ou por Brisbane. Assista abaixo:
Vários moradores conseguiram ter a sorte de capturar a incrível visão em câmera, dizendo que ouviram estrondos altos e viram flashes brilhantes no céu, levando alguns a pensar que se tratava de uma tempestade.
"Achei que fosse um raio", escreveu uma testemunha em rede social, de acordo com a imprensa local.
Outros descreveram ter visto um "lampejo verde" entre as nuvens, com alguns relatando ter ouvido "um estrondo enorme" perto de Stanthorpe, perto da divisa entre Queensland e Nova Gales do Sul. Um morador de Sandy Flat, Nova Gales do Sul, disse que sentiu a casa inteira tremer quando o meteoro ou por cima.
Os meteoros Líridas ocorrem uma vez por ano, geralmente entre 16 e 29 de abril, embora o pico ocorra entre 22 e 23 de abril e possa ser visto a olho nu.
+Lidas