{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/veja-como-melhorar-a-flexibilidade-do-corpo-2482/" }, "headline": "Veja como melhorar a flexibilidade do corpo", "url": "/noticia/nid/veja-como-melhorar-a-flexibilidade-do-corpo-2482/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/s/feedsync/veja-como-melhorar-a-flexibilidade-do-corpo-2482.jpg", "width":"1200", "height":"800" } ], "dateCreated": "2025-05-20T18:30:00-03:00", "datePublished": "2025-05-20T18:30:00-03:00", "dateModified": "2025-05-20T18:30:00-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Redação EdiCase" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Viver +", "description": "Técnicas contribuem para a mobilidade, facilitando a realização de atividades rotineiras" }

Veja como melhorar a flexibilidade do corpo

Publicado em 20/05/2025, às 18h30
A flexibilidade corporal é essencial para a realização de atividades diárias e exercícios físicos (Imagem: muse studio | Shutterstock)
A flexibilidade corporal é essencial para a realização de atividades diárias e exercícios físicos (Imagem: muse studio | Shutterstock)

Por Redação EdiCase

A flexibilidade é a capacidade de um músculo ou grupo de músculos de se estenderem sem causar dor ou lesão, permitindo uma amplitude de movimento maior nas articulações. É essencial para a realização de atividades diárias e exercícios físicos, contribuindo para uma postura correta, prevenção de lesões, redução de dores musculares e melhoria da circulação sanguínea.

“A flexibilidade aumenta a mobilidade, facilitando a realização de atividades rotineiras, como abaixar para pegar algo que caiu no chão. Também previne lesões, pois músculos e articulações flexíveis são menos suscetíveis a danos”, comenta Mariana Wiest Schroeder, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera. 

Benefícios dos alongamentos

Para ter uma boa flexibilidade, é recomendada a prática de alongamentos musculares. Mariana Wiest Schroeder aponta que alongamentos regulares promovem uma melhor circulação sanguínea, contribuindo para a saúde cardiovascular, e ajudam a relaxar o corpo e a mente, reduzindo níveis de estresse e ansiedade.

“Quem sente muitas dores no pescoço e nos ombros é a prova disso. Essa tensão nessa região pode ser um reflexo da ansiedade e do estresse. Realizar alongamentos pode aliviar esses desconfortos”, conta a docente. 

Mulheres praticando pilates de chão em um estúdio.
Praticar yoga ou pilates melhora a flexibilidade e fortalece os músculos (Imagem: Drazen Zigic | Shutterstock)

Técnicas para melhorar a flexibilidade 

Uma forma de aprimorar sua flexibilidade é realizando alongamentos diários. Mariana Wiest Schroeder indica algumas técnicas que podem auxiliar: 

  • Realize alongamentos diários: dedique alguns minutos do seu dia para realizar alongamentos. Foque em diferentes grupos musculares para obter um benefício completo;
  • Pratique yoga ou pilates: essas atividades são excelentes para melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos;
  • Faça exercícios de aquecimento: antes de qualquer atividade física, faça exercícios de aquecimento para preparar os músculos e evitar lesões;
  • Utilize técnicas de respiração: respirar corretamente durante os alongamentos ajuda a relaxar os músculos e aumentar a eficácia dos exercícios.

Por Leticia Zuim Gonzalez

Gostou? Compartilhe