{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/tres-casos-de-raiva-em-morcegos-sao-registrados-no-litoral-norte-de-maceio/" }, "headline": "Casos de raiva em morcegos são registrados no Litoral Norte de Maceió", "url": "/noticia/nid/tres-casos-de-raiva-em-morcegos-sao-registrados-no-litoral-norte-de-maceio/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/05/raiva-morcegos-reproducao-freepik_widexl.png", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-05-09T16:36:00-03:00", "datePublished": "2025-05-09T16:36:00-03:00", "dateModified": "2025-05-09T16:36:00-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Theo Chaves" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Sa\u00fade", "description": "" }
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) confirmou, nesta sexta-feira (9), três casos de raiva em morcegos registrados em diferentes bairros do litoral norte da capital alagoana. De acordo com o órgão, os animais infectados foram identificados nos bairros de Cruz das Almas, Garça Torta e Guaxuma.
LEIA TAMBÉM
Os casos foram descobertos após moradores registrarem morcegos mortos em algumas residências. Eles recolheram os animais e os encaminharam para exames, onde foi constatado a presença do vírus da raiva.
Em nota (veja abaixo), a Secretaria de Saúde de Maceió Unidade de Vigilância de Zoonoses de Maceió informou que fará uma ação de bloqueio vacinal na região.
A Secretaria de Saúde de Maceió informa que já foram registrados três casos de raiva em morcegos esse ano, nos bairros de Cruz das Almas, Guaxuma e Garça Torta. A Vigilância em Zoonoses fará uma ação de bloqueio vacinal na região para evitar o aparecimento de novos casos.
Doença tem alta letalidade
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Transmissão
De acordo com informações do Ministério da Saúde, a doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais. O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças.
Nos cães e gatos, a saliva do animal contaminado é transmitida principalmente por mordidas, arranhaduras ou lambidas, que podem infectar pessoas e outros animais. A morte deles acontece, em média, entre 5 e 7 dias após apresentação dos sintomas.
+Lidas