{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/rios-continuam-sendo-monitorados-devido-as-chuvas-intensas-em-alagoas-veja-atualizacao/" }, "headline": "Rios continuam sendo monitorados devido às chuvas intensas em Alagoas\u003B veja atualização", "url": "/noticia/nid/rios-continuam-sendo-monitorados-devido-as-chuvas-intensas-em-alagoas-veja-atualizacao/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/05/rio-mundau-mostrou-elevacao-depois-das-chuvas-reproducao-video_widexl.jpg", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-05-19T07:07:55-03:00", "datePublished": "2025-05-19T07:07:55-03:00", "dateModified": "2025-05-19T07:07:55-03:00", "author": { "@type": "Organization", "name": "TNH1" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Alagoas", "description": "" }
Os principais rios do estado de Alagoas seguem sendo monitorados pela Defesa Civil estadual devido às chuvas intensas e ininterruptas que caem desde o último sábado (17). Às 4h de segunda-feira (19), o quadro hidrológico foi atualizado e mostrou a situação em cada região. Veja abaixo:
LEIA TAMBÉM
Alerta meteorológico renovado
Na última noite, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) renovou o alerta meteorológico para chuvas fortes em Alagoas. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, que monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo, destacou que as rodadas mais recentes desses modelos indicavam a persistência de chuvas que devem elevar os acumulados para as regiões ambientais da Zona da Mata (com maior intensidade na metade norte da região) e Litoral, incluindo a região metropolitana de Maceió durante a noite de domingo, e se estendendo pela segunda-feira. Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.
"A atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, sobre o Oceano Atlântico na costa leste da região Nordeste do Brasil, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de
intensidade moderada. Há previsão de chuva de intensidade moderada no Estado de Alagoas.
Atenção especial para as regiões do Litoral e Zona da Mata, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos".
A Semarh revelou que há elevado risco de alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, elevação de pequenos riachos e aumenta significativamente o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Nas demais regiões ambientais do Estado há previsão de chuva, porém sem risco associado.
LEIA MAIS
+Lidas