{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/participacao-de-atletas-femininas-alagoanas-em-competicoes-dobra-em-2024/" }, "headline": "Participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024", "url": "/noticia/nid/participacao-de-atletas-femininas-alagoanas-em-competicoes-dobra-em-2024/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/04/alagoas-esporte-foto-agalagoas_widexl.png", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-04-20T16:00:48-03:00", "datePublished": "2025-04-20T16:00:48-03:00", "dateModified": "2025-04-20T16:00:48-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Agência Alagoas" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Esporte", "description": "" }

Participação de atletas femininas alagoanas em competições dobra em 2024

Publicado em 20/04/2025, às 16h00
Thiago Sampaio / Agencia Alagoas
Thiago Sampaio / Agencia Alagoas

Por Agência Alagoas

“Mulher, negra, idosa, analfabeta e vinda do interior. Meu destino poderia ter sido outro. Mas, quando enfrentei a depressão aos 60 anos, encontrei na corrida um novo propósito. O esporte salvou minha vida. Hoje, represento Alagoas de norte a sul. Cada competição é uma superação, e o maior presente é saber que inspiro outras pessoas”, emociona-se Maria do Carmo, a “Carminha”, esportista do atletismo há sete anos.

A presença feminina no esporte é fundamental não apenas para a equidade dentro das competições, mas também para a construção de uma sociedade mais inclusiva e inspiradora. Em 2024, as mulheres representaram 37% dos beneficiados pela portaria Caminhos do Esporte, um crescimento expressivo em relação ao ano anterior. O número de atletas femininas contempladas mais que dobrou, aumentando 2,4 vezes em comparação a 2023.

Agência Alagoas

Alagoas tem se destacado no cenário nacional pelo incentivo ao esporte feminino. O Estado não apenas valoriza a participação de mulheres no setor esportivo, mas também investe diretamente em competições e atletas. “Nossa Copa Rainha Marta cresce a cada ano, ultraando as fronteiras de Alagoas e alcançando todo o Nordeste. Estamos promovendo iniciativas inéditas para fortalecer o futebol feminino, com patrocínios que, este ano, devem chegar a R$ 200 mil. Além disso, teremos uma grande ação no mês de março, chamada Lugar de Mulher é no Rei Pelé, com atividades e serviços voltados ao público feminino. Do incentivo à base até o rendimento, ando por ações para a juventude e a promoção da inclusão, o esporte feminino é uma prioridade”, destaca a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Lydia Pollyana.

Carminha é uma das 482 atletas femininas contempladas por programas de incentivo locacional e hospedagem oferecidos pelo Caminhos do Esporte. Elas vivem em diferentes regiões do estado, praticam modalidades diversas, mas compartilham a mesma paixão: competir e buscar a excelência.

Uma pesquisa realizada pela plataforma Strava em 2022 apontou uma tendência positiva na participação feminina no esporte no Brasil. O estudo revelou um aumento de 56% no número de atividades praticadas por mulheres em comparação a 2021. Esse crescimento foi ainda mais expressivo nos treinos de força, com um aumento de 90%, contra uma média global de 46%.

O Nordeste também se destaca nesse cenário. Atualmente, 32% das jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol Feminino são nordestinas. Mulheres da região vêm conquistando espaço em esportes tradicionalmente dominados por homens, como futebol, basquete, tênis, natação e atletismo.

Agência Alagoas

Carminha: reconhecimento nacional e internacional

Esse avanço tem levado atletas como Carminha a alcançar reconhecimento internacional. Apelidada de “O Terror das Alagoas”, ela acumula conquistas que incluem o título de tricampeã da Copa do Brasil, campeã sul-americana e campeã mundial.

“Já competi em vários estados do Brasil e meu maior desafio foi no México. Cheguei no dia da competição, enfrentei sete provas seguidas e ainda corri modalidades que não eram minhas, como os 100 e 200 metros. O pessoal da França me chamou para integrar o revezamento, e juntos conquistamos o ouro. Voltei para casa com oito medalhas de ouro”, relembra Carminha.

Ao longo de sua trajetória, Carminha já conquistou 239 medalhas e 130 troféus, muitos deles em competições para as quais viajou com o apoio do Estado. E a jornada continua. “No mês que vem, tenho compromisso no Troféu Nordeste, no Rio Grande do Norte, nos dias 26 e 27 de abril. Vou competir contra os dez melhores do mundo. E sabe como vou? De ônibus, com o Caminhos do Esporte”, conclui Carminha.

Gostou? Compartilhe