{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/pancadas-de-chuva-devem-continuar-diz-meteorologista-veja-regioes-mais-afetadas/" }, "headline": "Meteorologia: pancadas de chuva devem continuar em Alagoas", "url": "/noticia/nid/pancadas-de-chuva-devem-continuar-diz-meteorologista-veja-regioes-mais-afetadas/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/05/corpo-de-bombeiros-atua-em-diversas-ocorrencias-durante-fortes-chuvas-em-maceio-e-regiao-metropolitana_widexl.png", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-05-19T14:05:12-03:00", "datePublished": "2025-05-19T14:05:12-03:00", "dateModified": "2025-05-19T14:05:12-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "TNH1 com TV Pajuçara" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Meteorologia", "description": "" }
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que novas pancadas de chuvas são previstas em Alagoas até a quarta-feira, 21. A afirmação foi feita por Vinícius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh, em entrevista ao Fique Alerta nesta segunda-feira, 19.
LEIA TAMBÉM
"Infelizmente, vem mais chuva. E justamente nas regiões onde a gente já recebeu os acumulados mais expressivos no nosso estado. Temos previsão de acumulados expressivos ainda na faixa litorânea do estado, incluindo a região Metropolitana de Maceió, onde tivemos pontos em que registramos mais de 200mm de chuva. No Litoral Norte e também na Zona da Mata. Essas regiões demandam muita atenção. Teremos chuva pelo menos até quarta-feira nessas cidades".
O número de pessoas atingidas pelas chuvas em Alagoas subiu para 184, segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta segunda-feira. O município mais afetado é Paripueira, com 72 desalojados. Em seguida aparece Pilar, com 40 desalojados e 20 desabrigados.
"Deve chover um pouquinho no Agreste e no Sertão, mas não da forma tão expressiva quanto deve ocorrer nas outras regiões, que devemos esperar chuvas bastante expressivas. Amanhã, inclusive, chuvas com volumes maiores do que as que estão sendo registradas no dia de hoje", disse Pinho.
Maceió foi a cidade que registrou o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas se comparada com todos os municípios de estados brasileiros. Foi o que divulgou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta manhã. A capital alagoana registrou 76,4 milímetros de chuva entre domingo e segunda, conforme dados do Inmet.
"É importante que a gente ressalte que estamos dentro da quadra chuvosa, mas devemos ultraar a média do mês com esses três a cinco dias de chuvas. É um volume muito alto para um curto espaço de tempo. Ainda deveremos ter novas pancadas de chuvas em todo o estado, principalmente nessas regiões que falei anteriormente. Maceió deve ficar alguns períodos intercalando com momentos de tempo seco e outros períodos com chuva. A chuva deve se intensificar novamente à noite aqui na região", detalhou o meteorologista.
Defesa Civil
Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para o número 40199.
Inmet renova alertas
No final da manhã desta segunda-feira, o Inmet renovou os alertas de chuvas intensas emitidos para Maceió e outras cidades de Alagoas. Veja a lista de cidades.
São dois alertas:
LEIA MAIS
+Lidas