{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/novo-sistema-de-carro-permitem-motoristas-assistirem-netflix-no-volante/" }, "headline": "Novo sistema de carro permitem motoristas assistirem Netflix no volante", "url": "/noticia/nid/novo-sistema-de-carro-permitem-motoristas-assistirem-netflix-no-volante/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/legacy/8/d/9a0a04a9eff6270b566d942dadf712c01de18f8b_widexl.jpg", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2024-07-15T08:15:59-03:00", "datePublished": "2024-07-15T08:15:59-03:00", "dateModified": "2024-07-15T08:15:59-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "CNN Brasil" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Tecnologia", "description": "A BMW conseguiu a liberação do governo na Alemanha para combinar os seus sistemas autônomos de níveis 2 e 3 em seus veículos. Com a junção das tecnologias, os motoristas estarão livres, em determinadas situações do t..." }

Novo sistema de carro permitem motoristas assistirem Netflix no volante

Publicado em 15/07/2024, às 08h15
Motorista poderão assistir com nova tecnologia | Divulgação/BMW
Motorista poderão assistir com nova tecnologia | Divulgação/BMW

Por CNN Brasil

A BMW conseguiu a liberação do governo na Alemanha para combinar os seus sistemas autônomos de níveis 2 e 3 em seus veículos. Com a junção das tecnologias, os motoristas estarão livres, em determinadas situações do trânsito, para tirar completamente as mãos do volante e realizar outras tarefas, como usar o celular e até assistir à Netflix, por exemplo.

Os sistemas em questão são o BMW Highway Assistant, assistente de nível 2, e o BMW Personal Pilot L3, de nível 3.

O primeiro opera somente em rodovias com barreiras e em velocidades de até 130 km/h. O sistema combina uma série de recursos, como piloto automático adaptativo e assistente de manutenção de faixa, permitindo que o motorista relaxe as mãos da direção enquanto o carro trafega. O veículo até troca de faixas sozinho, basta o motorista confirmar o comando olhando para o retrovisor correspondente.

Já o Personal Pilot L3 funciona em situações de congestionamentos, principalmente. Em velocidades de até 60 km/h, o computador do carro assume completamente a direção do veículo, deixando o motorista livre para realizar outras tarefas sem que isso seja considerado infração, como assistir a sua série favorita.

Vale ressaltar, que nos dois casos o sistema irá solicitar que o condutor retome o controle do carro, quando fora das situações especificadas. Outro detalhe é que, apenas o sistema de nível 3 permite ao motorista desviar a atenção do trânsito, enquanto no Highway Assistant é permitido apenas que ele retire as mãos do volante.

Sabendo que essas diferenças podem confundir os proprietários, a BMW preparou uma interface especial para o usuário, que orienta os motoristas sobre o que eles podem ou não fazer quando os sistemas estiverem ativos.

A combinação dos sistemas chega primeiro para a linha de Série 7 como um opcional por 6 mil euros, aproximadamente R$ 36 mil. A boa notícia é que os proprietários que já haviam comprado o sedã com o Personal Pilot L3, receberão gratuitamente o sistema de nível 2 através de uma atualização de software a partir de agosto.

Com a autorização, a BMW acirra a disputa com a Mercedes-Benz, primeira empresa a conseguir a liberação para uso de um sistema autônomo de nível 3. A Tesla, apesar dos esforços para o desenvolvimento de tecnologia de condução autônoma, tem no mercado apenas um sistema considerado de nível 2.

Gostou? Compartilhe