{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/medica-explica-beneficios-da-hidratacao-na-infancia-veja-quantidade-ideal-por-idade/" }, "headline": "Médica explica benefícios da hidratação na infância\u003B veja quantidade ideal por idade", "url": "/noticia/nid/medica-explica-beneficios-da-hidratacao-na-infancia-veja-quantidade-ideal-por-idade/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/s/2025/03/gastropediatra-do-hospital-da-crianca-de-alagoas-explica-os-beneficios-da-hidratacao-na-infancia.jpg", "width":"2800", "height":"1865" } ], "dateCreated": "2025-03-20T23:51:00-03:00", "datePublished": "2025-03-20T23:51:00-03:00", "dateModified": "2025-03-20T23:51:00-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Agência Alagoas" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Sa\u00fade", "description": "" }
A hidratação é fundamental em todas as fases da vida e não seria diferente na infância. A gastropediatra Ilanna Gazzaneo, que atua no Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, explica os principais benefícios de beber água todos os dias e a quantidade ideal para cada faixa etária.
LEIA TAMBÉM
De acordo com a especialista, a água ajuda a manter a temperatura do corpo em equilíbrio e isso garante o bom funcionamento de todos os sistemas.
“A água, em quantidade adequada, também favorece o funcionamento do intestino, evitando a constipação, e ajuda a eliminar toxinas, isso contribui para a saúde dos rins e fortalece a imunidade. Além disso, contribui para concentração e memória, otimizando o desempenho escolar”, explica.
Cada faixa etária vai precisar de uma quantidade específica de água. Os bebês que estão em aleitamento materno exclusivo não precisam beber água, pois o leite do peito já supre toda a necessidade. Já os pequenos que fazem o uso da fórmula infantil, a água que é utilizada na diluição garante essa oferta.
Para os bebês que começam a introdução alimentar, a partir dos 6 meses, é orientado a oferta de 250ml de água por dia. Entre os sete meses e 1 ano de idade, é indicado 800ml. Entre 1 e 3 anos, é determinado 1,3L. Entre os 4 e 8 anos, é aconselhado 1,7L, e para acima dos 9 anos é estabelecido no mínimo de 2L.
No entanto, para a gastropediatra, mais importante do que decorar essas orientações, é ficar atento aos sinais de hidratação.
“Um xixi clarinho, um cocô lisinho, a pele hidratada são sinais de uma boa hidratação. Nos dias mais quentes, sempre aumenta a oferta de líquidos predominantemente na forma de água, porque as bebidas açucaradas devem ser evitadas”.
+Lidas