{ "@context": "http://schema.org", "@type": "BlogPosting", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/leptospirose-cuidado-com-seus-pets-nesse-periodo-chuvoso/" }, "headline": "Leptospirose? Cuidado com seus pets nesse período chuvoso", "url": "/noticia/nid/leptospirose-cuidado-com-seus-pets-nesse-periodo-chuvoso/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/05/img_3656_widexl.jpeg", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-05-21T06:36:57-03:00", "datePublished": "2025-05-21T06:36:57-03:00", "dateModified": "2025-05-21T06:36:57-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Deisy Nascimento", "url": "/autor/deisy-nascimento/" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": ["Blogs", "Meu Bichinho"], "description": "Começou a quadra chuvosa em Maceió e em outras regiões do país e para quem tem pets o cuidado deve ser redobrado" }
por Deisy Nascimento
LEIA TAMBÉM
Começou a quadra chuvosa em Maceió e em outras regiões do país e para quem tem pets o cuidado deve ser redobrado, pois neste período formam-se poças de água, de lama, ruas bem alagadas e como é preciso levar os bichinhos de estimação para ear é importante evitar esses locais mais molhados e o contato com a urina de animais infectados, especialmente ratos, ou com água e lama contaminadas. A bactéria Leptospira, que causa a doença da leptospirose, pode entrar no organismo através de ferimentos na pele, pele íntegra em contato prolongado com água contaminada ou por meio de mucosas.
O blog Meu Bichinho ou a médica veterinária Dilane Costa para entender melhor sobre como é que ocorre a transmissão da leptospirose e de que forma evitar o contágio. Segundo ela, com as chuvas em Maceió, aumenta o risco de leptospirose — doença grave causada por bactéria presente na urina de ratos, que também pode ser transmitida aos humanos, pois é uma zoonose”, pontuou.
Dilane Costa explica aos tutores, de forma objetiva, como os pets podem se contaminar:
Pela pele, mucosas ou feridas ao entrarem em contato com água parada, lama ou enxurradas. Cães são mais afetados, mas gatos também podem se contaminar se tiverem o à rua.
ATENÇÃO: Evite eios em áreas alagadas e mantenha os gatos dentro de casa.
Como prevenir?
• Vacinação anual (V8 ou V10) em cães;
• Controle de ratos e higiene do ambiente;
• Limpe as patas após eios em locais suspeitos.
Sintomas:
Febre, apatia, vômitos, urina escura, icterícia, fraqueza e dor abdominal.
Casos graves podem causar falência renal ou hepática.
Atenção! Pode ar para humanos.
Use luvas, desinfete o ambiente e lave bem as mãos se o pet estiver doente.
Mais uma dica: não tem como evitar de sair com seu pet na chuva, pois ele só faz xixi na rua ao ear, limpe-o (enxugue-o) quando chegar em casa com lenço umedecido ou toalha.
Preste atenção! Suspeitou? Leve ao veterinário.
Prevenir sempre vai ser o melhor caminho!
LEIA MAIS
+Lidas