{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/juizes-realizam-inspecao-surpresa-em-dois-presidios-de-maceio/" }, "headline": "Juízes realizam inspeção surpresa em dois presídios de Maceió", "url": "/noticia/nid/juizes-realizam-inspecao-surpresa-em-dois-presidios-de-maceio/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2024/11/visita-juizes-presidios-capital-foto-divulgacao_widexl.jpg", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2024-11-11T08:49:20-03:00", "datePublished": "2024-11-11T08:49:20-03:00", "dateModified": "2024-11-11T08:49:20-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Ascom TJAL" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Justi\u00e7a", "description": "O objetivo foi verificar o isolamento de líderes de facção que se encontram submetidos ao Regime Disciplinar Diferenciado" }
Os juízes Alexandre Machado, Allysson Amorim e Nelson Martins, da 16ª Vara Criminal de Maceió - Execuções Penais, realizaram inspeção surpresa no Presídio de Segurança Máxima (PSM3) e no Baldomero Cavalcante, neste domingo (10). O objetivo foi verificar o isolamento de líderes de facção que se encontram submetidos ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), além de eventuais irregularidades istrativas.
LEIA TAMBÉM
Os magistrados inspecionaram as celas e entrevistaram todos os presos que se encontram no RDD. O trabalho teve apoio de policiais penais e colaboradores da empresa terceirizada Reviver.
De acordo com os magistrados, a inspeção foi proveitosa. As irregularidades encontradas serão discutidas com o Governo do Estado e encaminhadas aos órgãos competentes para apuração.
Os líderes de facção foram encaminhados para o RDD em abril e junho deste ano. Esse regime suspende as visitas íntimas. Já as visitas familiares são gravadas e feitas sem contato físico.
Os presos têm direito a duas horas de banho de sol por dia e am a usar algema nos deslocamentos dentro da unidade prisional. As correspondências são fiscalizadas, e a participação em audiências ocorre, preferencialmente, por videoconferência.
A 16ª Vara de Execuções Penais é responsável por todo o regime fechado e semiaberto do Estado de Alagoas, além do regime aberto de Maceió, contando com 15 mil processos em tramitação e atribuição istrativa de corregedora do sistema prisional.
Para os juízes da unidade, as inspeções ajudam a diversificar a origem das informações para que se fortaleça uma visão judiciária mais qualificada sobre a realidade local.