{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/hospital-da-cidade-promove-mutirao-de-colonoscopias/" }, "headline": "Hospital da Cidade promove mutirão de colonoscopias", "url": "/noticia/nid/hospital-da-cidade-promove-mutirao-de-colonoscopias/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/04/hospital_cidade_widexl.png", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-04-07T12:30:15-03:00", "datePublished": "2025-04-07T12:30:15-03:00", "dateModified": "2025-04-07T12:30:15-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Secom Maceió" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Sa\u00fade", "description": "A ação aconteceu durante o fim de semana e atendeu usuários da fila do Sistema Pronto\u003B exame é indicado para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino" }

Hospital da Cidade promove mutirão de colonoscopias

Publicado em 07/04/2025, às 12h30
Imagem Hospital da Cidade promove mutirão de colonoscopias

Por Secom Maceió

O Hospital da Cidade (HC) realizou, nesse fim de semana, um mutirão de exames de colonoscopia. A iniciativa teve o objetivo de reduzir a fila de espera do Sistema de Regulação Pronto, e para isso foram disponibilizados 100 procedimentos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 50 no sábado (5) e 50 no domingo (6).

Além de proporcionar agilidade na demanda reprimida de quem esperava para realizar o exame de colonoscopia, a iniciativa visou à conscientização sobre a prevenção contra o câncer de intestino, a fim de evidenciar a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado, pois este tipo de câncer pode ser prevenido e tem altos índices de cura quando detectado de forma precoce.

Segundo Eleusa Farias, gastroenterologista, endoscopista e Coordenadora do Serviço de Endoscopia do HC, que esteve à frente do mutirão, ações como o mutirão são essenciais para dar celeridade à realização desses exames. Ainda de acordo com a profissional, os serviços de endoscopia e colonoscopia estão em funcionamento há um ano no HC e durante esse período foram realizadas 4 mil endoscopias digestivas e 2.500 colonoscopias.

“Com esse exame é possível detectar lesões em um estágio no qual ainda não se transformou em câncer e até mesmo diagnosticar o câncer numa fase precoce, elevando as chances de cura. Esse mutirão além de agilizar a fila, conscientiza e previne sobre doenças relacionadas ao trato digestivo. Os atendimentos foram divididos em dois dias, no sábado 50 vagas e no domingo mais 50”, destacou Eleusa Farias.

Gostou? Compartilhe