{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/cardeal-condenado-e-demitido-por-francisco-toma-decisao-sobre-conclave/" }, "headline": "Cardeal condenado e demitido por Francisco toma decisão sobre conclave", "url": "/noticia/nid/cardeal-condenado-e-demitido-por-francisco-toma-decisao-sobre-conclave/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/_versions/2025/04/cardeal-italiano-se-recusa-a-entrar-no-conclave-foto-vatican-news_widexl.jpg", "width":"1200", "height":"675" } ], "dateCreated": "2025-04-29T08:57:00-03:00", "datePublished": "2025-04-29T08:57:00-03:00", "dateModified": "2025-04-29T08:57:00-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "CNN Brasil" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Macei\u00f3", "description": "" }
Um cardeal italiano que foi condenado por peculato e fraude disse nesta terça-feira (29) que não participará do conclave secreto para eleger o novo papa.
LEIA TAMBÉM
O cardeal italiano Angelo Becciu, o mais alto funcionário da Igreja Católica já julgado em um tribunal criminal do Vaticano, disse em uma declaração que não iria participar do conclave.
Becciu foi condenado a cinco anos e meio de prisão por um tribunal do Vaticano em dezembro de 2023. Ele nega todos os delitos e está livre enquanto aguarda um recurso.
“Tendo em coração o bem da Igreja… Decidi obedecer, como sempre fiz, à vontade do Papa Francisco e não entrar no conclave, ainda estando convencido da minha inocência”, disse o cardeal.
Francisco, que morreu em 21 de abril, havia demitido Becciu do alto escalão do Vaticano em 2020 e o acusou de desfalque.
O papa permitiu que Becciu mantivesse seu título eclesiástico e seu apartamento no Vaticano, mas o privou do que o Vaticano disse na época serem “os direitos associados ao cardinalato”.
A redação dessa declaração deixou dúvidas sobre se Becciu ainda poderia entrar no conclave para eleger o sucessor de Francisco.
Os cardeais católicos do mundo, que estão se reunindo esta semana para discutir assuntos gerais que enfrentam a Igreja global antes de votar sobre o novo papa, eram conhecidos por terem discutido o que fazer com o caso de Becciu.
O conclave deve começar em 7 de maio.
LEIA MAIS
+Lidas