{ "@context": "http://schema.org", "@type": "NewsArticle", "mainEntityOfPage": { "@type": "WebPage", "@id": "/noticia/nid/5-motivos-para-fazer-atividade-fisica-durante-o-frio-2391/" }, "headline": "5 motivos para fazer atividade física durante o frio", "url": "/noticia/nid/5-motivos-para-fazer-atividade-fisica-durante-o-frio-2391/", "image": [ { "@type":"ImageObject", "url":"/media/s/feedsync/5-motivos-para-fazer-atividade-fisica-durante-o-frio-2391.jpg", "width":"1200", "height":"800" } ], "dateCreated": "2025-05-14T11:00:00-03:00", "datePublished": "2025-05-14T11:00:00-03:00", "dateModified": "2025-05-14T11:00:00-03:00", "author": { "@type": "Person", "name": "Redação EdiCase" }, "publisher": { "@type": "Organization", "name": "TNH1", "logo": { "@type": "ImageObject", "url": "/static/logo/logo.svg" } }, "articleSection": "Viver +", "description": "Manter a rotina de treino traz vantagens extras para o corpo e a mente" }
Com a chegada das frentes frias em diversas regiões do país, muitas pessoas se sentem desmotivadas a manter a rotina de atividade física. Contudo, as baixas temperaturas podem ser aliadas nos treinos, e não obstáculos. Isso porque a exposição controlada ao frio pode ativar mecanismos benéficos no organismo, como a termogênese, que estimula a queima calórica, e a modulação do sistema imunológico.
LEIA TAMBÉM
Segundo Bianca Souza, coordenadora técnica da Selfit Academias, manter-se ativo durante o outono e o inverno traz benefícios que vão além da boa forma e impactam diretamente o metabolismo, a imunidade e até o humor. “A prática regular de atividade física é essencial o ano inteiro, mas no frio ela pode ser ainda mais estratégica. O corpo precisa de mais energia para se manter aquecido, o que naturalmente acelera o metabolismo. Além disso, o exercício ajuda a combater o desânimo típico dos dias mais gelados”, explica.
Abaixo, Bianca Souza lista 5 motivos para fazer atividade física mesmo no frio. Confira!
Durante o frio, o corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura interna. Esse esforço metabólico adicional, combinado com o treino, pode aumentar o gasto calórico e ajudar nos objetivos de emagrecimento e definição muscular.
Manter o corpo ativo ajuda a regular as funções imunológicas, tornando o organismo mais resistente a vírus e infecções respiratórias — muito comuns durante o outono e o inverno.
Com dias mais curtos e menos exposição solar, é comum sentir mais sono, irritação ou desânimo. A prática de exercícios estimula a produção de hormônios como a endorfina e a serotonina, que trazem sensação de bem-estar e disposição.
A movimentação regular ajuda a manter a lubrificação das articulações e a flexibilidade muscular, prevenindo lesões e desconfortos que tendem a aumentar no frio devido à rigidez do corpo.
Interromper a rotina de treinos devido ao frio pode causar retrocesso nos resultados. Manter o hábito mesmo nos dias mais difíceis reforça a disciplina e garante a continuidade da evolução física e mental.
Por Thiago Tertuliano
+Lidas